Roteiro de Verão no Porto

Um ciclo de Conversas intitulado "Um Objecto e seus Discursos", a decorrer no Pavilhão Rosa Mota (ex-Palácio de Cristal) no Porto em Setembro e a Exposição "Casa de Serralves: o cliente como arquitecto", que pode ser visitada até 15 do próximo mês, são as sugestões para a cidade invicta neste Verão. Mas Maia, Braga e Famalicão também têm propostas para o Roteiro.

 

A Exposição em Serralves conta a história de Carlos Alberto Cabral que, em 1925, herdou uma casa com capela e jardins naquele local, um aglomerado agrícola no caminho entre o centro do Porto e Matosinhos. Com o apoio constante do seu arquitecto, José Marques da Silva, iria conduzir um processo de transformação progressiva do lugar, recorrendo a arquitectos e decoradores de Paris – entre eles Jacques Émile Ruhlmann, Charles Siclis e Jacques Gréber – que contribuíram para o desenho de uma obra singular concluída por volta de 1943.

A Biblioteca de Serralves guarda uma parte substancial do arquivo de Carlos Alberto Cabral, nomeadamente a sua correspondência com os arquitectos parisineses Jacques Émile Ruhlmann, Charles Siclis e Jacques Gréber. Passo a passo, entre desenhos, correspondência, fotografias e uma maqueta que apresenta um estado intercalar da obra, será possível dar a conhecer de uma forma explícita os sobressaltos da criação arquitectónica. 


 

Mais  em www.serralves.pt 
www.fims.up.pt

 

A 12 de Setembro Carlos Loureiro, arquitecto do Palácio de Cristal, Rosa Mota, a atleta que lhe dá nome e o arquitecto Nuno Grande falam sobre a grande calote esférica em betão aparente que se tornou numa obra de referência do modernismo em Portugal, no local que é objecto da conversa, a partir das 18h. O ciclo, intitulado "Um Objecto e seus Discursos" tem entrada gratuita.

 

Mais em http://www.umobjetoeseusdiscursos.com/

 

Se o destino é Braga, a Exposição a visitar é "Lugar Próximo", uma mostra de desenhos de diversos artistas onde o contexto local da paisagem é integrado na representação a partir da observação ou seguindo um processo transformador e recriador.

 

Organizada pela Escola de Arquitectura da Universidade do Minho/ Laboratório de Paisagens, Património e Território​ (LAB2PT) em parceria com o Museu Alberto Sampaio, a mostra pode ser visitada na Galeria da Escola de Arquitetura da UMinho, Campus de Azurém e Palacete da Praça de S. Tiago/ Extensão Museu Alberto Sampaio, Guimarães até 30 de Outubro. 

 

Mais aqui

 

Em Vila Nova de Famalicão, está patente a Exposição Itinerante "Território: Casa Comum", que pode ser visitada na Casa do Território de segunda a sexta das 10h às 17h e sábado e domingo das 15h às 17h
. A entrada é livre.

 

Desenvolvida por um grupo de investigadores do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, a exposição "Território: Casa Comum" visa debater a ideia de território, entre aqueles que todos os dias o habitam, usam e constroem, assim como participar e dinamizar um continuado processo de construção coletiva de imaginários em torno do território do Vale do Ave e, em particular, de Vila Nova de Famalicão.

Para além de uma parte introdutória e outra de carácter analítico, a exposição compreende ainda um espaço de debate e de construção coletiva de imagens e imaginários em torno deste território, com um programa que convida os visitantes a intervirem, produzindo eles próprios o seu imaginário do território.

 

Mais aqui e aqui

 

Na Maia, desde Março que a Bienal Lugares de Viagem domina a programação cultural da cidade. Até 30 de Novembro é possível visitar a mostra individual de Silvestre Pestana, intitulada "A Força do Real Que Há-de Vir", no Fórum da Maia, e, a dialogar com esta, mostras de arquitectura, banda desenhada, desenho digital, "design" e ilustração. A acompanhar ainda há um ciclo de conferências, conversas, cinema e visitas guiadas, assim como mais uma mão cheia de exposições dedicadas a variados temas, como a "performance", a arquitectura ou a banda desenhada.

 

Mais em https://www.facebook.com/BienalMaia2015

 

 


Próximos Eventos